Entidade
Descrição
O projeto CHIMERA consiste na caracterização de manchas de empréstimo na plataforma continental para alimentação artificial de troços costeiros, designadamente ao largo dos troços costeiro Espinho-Torreira, Barra-Mira, Figueira da Foz-Leirosa e Costa da Caparica. Para o efeito serão realizados trabalhos de prospeção e identificação, designadamente levantamentos hidrográficos, sísmica de reflexão, amostragem de sedimentos e magnetometria.
Objectivos
- Caracterização de manchas de empréstimo na plataforma continental para alimentação artificial de troços costeiros em erosão
Resultados
Descrição da morfologia das manchas de empréstimo em termos de dimensão, relevo, configuração e limites; Definição dos limites dos depósitos sedimenatares; a espessura; estruturas sedimentares e características sedimentares de cada estrato; Volume – determinação do volume para concretização das intervenções de alimentação artificial nos quatro troços costeiros.
Próximos Desafios
Realizar as intervenções de alimentação artificial nos troços costeiros Espinho - Torreira, Barra-Mira, Figueira da Foz - Leirosa e Costa da Caparica, tendo por base os resultados obtidos no Projeto CHIMERA.