Entidade
Descrição
Este projeto inclui a implementação de um novo sistema SCADA que abrange todo o sistema de abastecimento de água potável da região algarvia. Este novo sistema, destina-se a integrar todos os sistemas de supervisão dos subsistemas de abastecimento existentes numa só versão. Servirá também como base para integrar futuramente o sistema de saneamento e seus subsistemas da região algarvia.
Resultados
Todas as máquinas necessárias (servidores e clientes) serão materializadas por recurso a máquinas virtuais suportadas em plataformas de virtualização. Esta solução permite uma utilização mais eficiente dos recursos de computação e armazenamento, bem como uma maior robustez e flexibilidade do sistema. Este continua em funcionamento independentemente das ações que se tomem nas máquinas físicas.
Criação de um SCADA suportado numa única plataforma de hardware/software, servindo simultaneamente o sistema de abastecimento e o sistema de saneamento. A consolidação da informação numa base de dados industrial, permitirá a implementação de uma solução de reporting, passível de ser acedida de forma transversal por toda a organização.
Tendo em conta a cada vez maior necessidade de garantir a segurança de acesso e operação dos sistemas SCADA, esta reformulação integrará também a vertente de cibersegurança da sua futura operação.