Entidade
Descrição
Os SMAS de Almada, no âmbito do decreto-Lei n.º 194/2009 de 20 de agosto, implementaram e certificaram o sistema de gestão integrado (SGI):
Os SMAS de Almada são, desde dezembro de 2016, certificados pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação em 6 Sistemas de Gestão em simultâneo, tendo sido a primeira entidade em Portugal a obter certificação na norma de Gestão de Ativos.
O Sistema de Energia está já implementado e em processo de certificação.
Objectivos
- Gestão e Inovação nos Smas de Almada
Resultados
Melhoria contínua dos serviços prestados pelos SMAS (mais sistematização, mais eficiência e mais eficácia)
Melhorar o envolvimento das pessoas
Aumentar competências
Melhorar a comunicação interna e externa
Facilitar a gestão a todos os níveis
GESTÃO DA QUALIDADE
SGQ - ISO 9001:2015
Garantir a satisfação dos utentes e a qualidade dos serviços prestados, no âmbito do abastecimento de água, de recolha e tratamento de águas residuais e de drenagem de águas pluviais no concelho de Almada, investindo na inovação e gestão dos processos e assegurando a excelência profissional dos trabalhadores.
GESTÃO PATRIMONIAL DE INFRAESTRUTURAS
SGPI - ISO 55001:2014
Promover a continuidade da eficiência das infraestruturas que asseguram os serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e drenagem de águas pluviais, garantindo a sustentabilidade operacional e económica do seu funcionamento.
GESTÃO DE SEGURANÇA DA ÁGUA
SGSA – ISO 22000:2005
Reduzir os riscos do fornecimento da água, preservando os recursos disponíveis e superando elevados padrões de desempenho.
GESTÃO AMBIENTAL
SGA - ISO 14001:2015
Melhorar continuadamente o desempenho ambiental, assegurando a redução dos impactos ambientais associados às atividades, criando e adotando práticas que reduzam os desperdícios de recursos promovendo a sua rentabilização e procurando a otimização dos seus processos ambientais, bem como investir e promover as melhores práticas ambientais, contribuindo desta forma, para uma menor pressão ambiental sobre a comunidade e sobre o ambiente em geral.
GESTÃO DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO
SGSST - OHSAS 18001:2007/NP 4397:2008
Melhoria contínua da gestão segurança e saúde do trabalho, reduzindo os riscos reais e potenciais, aplicando medidas de prevenção e proteção, criando ambientes de trabalho seguros e saudáveis, tendo por base a gestão dos riscos profissionais, incrementando a cultura de segurança do trabalho e a promoção da saúde dos trabalhadores.
GESTÃO DE COMPROMISSO SOCIAL E ORGANIZACIONAL
SGCSO - NP 4469-1:2008
Contribuir para uma gestão que integre na eficácia e na eficiência o respeito pelos direitos das pessoas, dos animais, o equilíbrio biológico, a equidade, a igualdade de género, a não discriminação, a promoção pelo bem estar pessoal, familiar, profissional, social, assente em princípios e valores que promovam a organização, os funcionários, a comunidade, o ambiente e o desenvolvimento sustentável.
GESTÃO DE ENERGIA
SGE - ISO 50001:2011
Promover a racionalização dos consumos de energia e procura de autonomia energética, aumentar o conhecimento da utilização de energia na organização, otimização de processos e equipamentos e melhoria das condições de aquisição de energia.