Sistema de Gestão Integrado

Área Temática
Inovação
Localização
ALMADA
Áreas de Aplicação
Serviços de água
Âmbito
Adm. Local/Regional
O Sistema de Gestão Integrado
Sistema de Gestão Integrado
O SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO
História do Sistema de Gestão Integrado

Entidade

Descrição

Os SMAS de Almada, no âmbito do decreto-Lei n.º 194/2009 de 20 de agosto, implementaram e certificaram o sistema de gestão integrado (SGI):

 

Os SMAS de Almada são, desde dezembro de 2016, certificados pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação em 6 Sistemas de Gestão em simultâneo, tendo sido a primeira entidade em Portugal a obter certificação na norma de Gestão de Ativos.

 

O Sistema de Energia está já implementado e em processo de certificação.

Objectivos

  • Gestão e Inovação nos Smas de Almada

Resultados

Melhoria contínua dos serviços prestados pelos SMAS (mais sistematização, mais eficiência e mais eficácia)

 

Melhorar o envolvimento das pessoas

 

Aumentar competências

 

Melhorar a comunicação interna e externa

 

Facilitar a gestão a todos os níveis

GESTÃO DA QUALIDADE

 

SGQ - ISO 9001:2015

 

Garantir a satisfação dos utentes e a qualidade dos serviços prestados, no âmbito do abastecimento de água, de recolha e tratamento de águas residuais e de drenagem de águas pluviais no concelho de Almada, investindo na inovação e gestão dos processos e assegurando a excelência profissional dos trabalhadores.

GESTÃO PATRIMONIAL DE INFRAESTRUTURAS

 

SGPI - ISO 55001:2014

 

Promover a continuidade da eficiência das infraestruturas que asseguram os serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e drenagem de águas pluviais, garantindo a sustentabilidade operacional e económica do seu funcionamento.

GESTÃO DE SEGURANÇA DA ÁGUA

 

SGSA – ISO 22000:2005

 

Reduzir os riscos do fornecimento da água, preservando os recursos disponíveis e superando elevados padrões de desempenho.

GESTÃO AMBIENTAL

 

SGA - ISO 14001:2015

 

Melhorar continuadamente o desempenho ambiental, assegurando a redução dos impactos ambientais associados às atividades, criando e adotando práticas que reduzam os desperdícios de recursos promovendo a sua rentabilização e procurando a otimização dos seus processos ambientais, bem como investir e promover as melhores práticas ambientais, contribuindo desta forma, para uma menor pressão ambiental sobre a comunidade e sobre o ambiente em geral.

GESTÃO DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

 

SGSST - OHSAS 18001:2007/NP 4397:2008

 

Melhoria contínua da gestão segurança e saúde do trabalho, reduzindo os riscos reais e potenciais, aplicando medidas de prevenção e proteção, criando ambientes de trabalho seguros e saudáveis, tendo por base a gestão dos riscos profissionais, incrementando a cultura de segurança do trabalho e a promoção da saúde dos trabalhadores.

GESTÃO DE COMPROMISSO SOCIAL E ORGANIZACIONAL

 

SGCSO - NP 4469-1:2008

 

Contribuir para uma gestão que integre na eficácia e na eficiência o respeito pelos direitos das pessoas, dos animais, o equilíbrio biológico, a equidade, a igualdade de género, a não discriminação, a promoção pelo bem estar pessoal, familiar, profissional, social, assente em princípios e valores que promovam a organização, os funcionários, a comunidade, o ambiente e o desenvolvimento sustentável.

 

GESTÃO DE ENERGIA

 

SGE - ISO 50001:2011

 

Promover a racionalização dos consumos de energia e procura de autonomia energética, aumentar o conhecimento da utilização de energia na organização, otimização de processos e equipamentos e melhoria das condições de aquisição de energia.