Entidade
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, LNEC
T U Delft
T U Dresden
T U Dresden
Universidade da Coruna
Universidade de Coimbra
Universidade de Trier
Descrição
Realização de um conjunto de ensaios em modelo físico em tanque do tronco e cabeça de um quebra-mar de talude para condições extremas da agitação marítima associadas a cenários de alterações climáticas. Utilização de técnicas de medição inovadoras para a medição de diferentes parâmetros associados ao espraiamento, galgamento e à estabilidade do quebra-mar.
Objectivos
- Estudo em modelo físico do efeito da obliquidade da onda na cabeça do quebra-mar para cenários de alterações climáticas.
- Estudo em modelo físico do efeito de condições extremas da agitação marítima sobre a cabeça e o tronco de quebra-mares de talude;
- Avaliação do impacto das alterações climáticas na estabilidade de mantos de quebra-mares de talude;
- Avaliação do impacto das alterações climáticas no espraiamento e no galgamento de estruturas costeiras e portuárias;
Resultados
- Conjunto extenso de dados associados a cenários de alterações climáticas
- Tecnologias inovadoras para medição de diferentes parâmetros associados ao espraiamento, galgamento e à estabilidade do quebra-mar
- Extensão da validade de aplicação de certas fórmulas empíricas para a estabilidade dos mantos protetores de quebra-mares (cabeça e o tronco)
- Calibração e validação de fórmulas empíricas de cálculo do espraiamento e galgamento, e de modelos numéricos em cenários de alterações climáticas
Próximos Desafios
N/A