Entidade
Descrição
Estudos realizados pelo LNEC tiveram como objetivo servir de base ao desenvolvimento do Projeto de Execução do prolongamento do quebra-mar exterior do Porto de Leixões, incluíram a realização de estudos em modelo físico (2D e 3D) e em modelo numérico para otimização novo troço do quebra-mar; estudos em modelo numérico para avaliação dos impactes do prolongamento deste quebra-mar exterior do Porto nas condições de agitação da praia de Matosinhos e na dinâmica sedimentar na vizinhança do porto.
Objectivos
- Apoio à avaliação de impacte da sua construção no que se refere dinâmica sedimentar na vizinhança do porto.
- Apoio à avaliação de impacte da sua construção no que se refere às condições de agitação da praia de Matosinhos;
- Confirmação dos pressupostos do projeto em termos de estabilidade do quebra-mar e das condições de agitação marítima na zona por ele abrigada;
Resultados
Modelos numéricos: Caraterização da agitação marítima ao largo e na zona do porto de Leixões, Propagação de ondas (curtas e longas) no interior do porto de Leixões, Identificação dos impactes do prolongamento do quebra-mar na praia de Matosinhos (agitação marítima) e na dinâmica sedimentar na vizinhança do porto.
Modelo físico: Caraterização, da agitação no interior do porto de Leixões; Análise da estabilidade e galgamentos dos diferentes troços do prolongamento do quebra-mar
Próximos Desafios
N/A