Assistência Técnica à operação e manutenção do Sistema de Abastecimento de Água e Saneamento do Uige

Área Temática
Desenvolvimento Sustentável e Coop. Internacional
Água e cidades
Localização
Uige
Áreas de Aplicação
Serviços de água
Âmbito
Adm. Local/Regional

Entidade

Descrição

Esta AT, financiada pelo Banco Mundial, decorre entre 2015 e 2018 e abrange a organização e gestão das operações técnicas e comerciais, bem como a gestão financeira dos serviços de abastecimento de água da empresa de água e saneamento do Uige (EASU). Por via de um Contrato de Serviços de Apoio à Gestão, este projeto integra-se na estratégia Angolana para o setor, impulsionando a qualidade dos serviços de abastecimento de água e aumentando o bem-estar social geral das populações locais.

Objectivos

  • Elaboração de um Plano de Negócios a 3 anos
  • Elaboração de um Plano de Investimento das Infra-estruturas de água e saneamento
  • Avaliação e gestão do sistema de contadores
  • Gestão da rede de abastecimento de água (modelo SIG e EPANET)
  • Melhoria da eficiência do sistema de facturação e cobrança
  • Desenvolvimento de um Sistema de Gestão da Manutenção
  • Desenvolvimento de um Manual de Operação

Resultados

A Empresa de água e saneamento do Uige nos últimos dois anos e também como consequência do apoio técnico fornecido pela AT da AdP viu um claro acréscimo na qualidade do serviço que fornece aos seus clientes e à população do Uige. 

Próximos Desafios

Dando continuidade à tendência positiva, pretende-se nos próximos meses aumentar a facturação e cobrança assim estabilizando as contas da EASU. Paralelamente, manter-se-à o apoio diário nas vertentes de operação e manutenção das infra-estruturas de água, de forma a garantir um serviço de abastecimento de qualidade.