Assistência Técnica à operação e manutenção do Sistema de Abastecimento de Água e Saneamento do Huambo

Área Temática
Desenvolvimento Sustentável e Coop. Internacional
Água e cidades
Localização
Huambo - Angola
Áreas de Aplicação
Serviços de água
Âmbito
Adm. Local/Regional
Reabilitação da estação elevatória
Calibração das antenas de suporte ao sistema de comercial da EASH
Manutenção dos contadores instalados
Manutenção preventiva do reservatório de água

Entidade

Descrição

Esta AT, financiada pelo Banco Mundial, decorre entre 2015 e 2018 e abrange a organização e gestão das operações técnicas e comerciais, bem como a gestão financeira dos serviços de abastecimento de água da empresa de água e saneamento do Huambo (EASH). Por via de um Contrato de Serviços de Apoio à Gestão, este projeto integra-se na estratégia Angolana para o setor, impulsionando a qualidade dos serviços de abastecimento de água e aumentando o bem-estar social geral das populações locais.

 

Objectivos

  • Elaboração de um Plano de Negócios a 3 anos
  • Elaboração de um Plano de Investimento das Infra-estruturas
  • Avaliação e gestão do sistema de contadores
  • Gestão da rede de abastecimento de água (modelo SIG e EPANET)
  • Melhoria da eficiência do sistema de facturação e cobrança
  • Desenvolvimento de um Sistema de Gestão da Manutenção
  • Desenvolvimento de um Manual de Operação

Resultados

A Empresa de água e saneamento do Huambo nos últimos dois anos e também como consequência do apoio técnico fornecido pela AT da AdP viu um claro acréscimo na qualidade do serviço que fornece aos seus clientes e à população do Huambo. 

Próximos Desafios

Dando continuidade à tendência positiva, pretende-se nos próximos meses aumentar a facturação e cobrança assim estabilizando as contas da EASH. Paralelamente, manter-se-à o apoio diário nas vertentes de operação e manutenção das infra-estruturas de água, de forma a garantir um serviço de abastecimento de qualidade.