Entidade
Descrição
Apoiar a organização e estruturação dos Serviços de Água para um funcionamento eficaz e sustentável
Objectivos
- Recursos humanos capacitados para fornecer padrões de serviço adequados às necessidades da população
- Apoio Geral na Reforma Institucional
- Sistema de gestão descentralizada de prestação de serviços de água em âmbito rural/municipal implementado nas províncias alvo
- Água doméstica com qualidade melhorada
Resultados
Elaboração do Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos, incluindo diretrizes de gestão e desenvolvimento de recursos humanos até 2020
Proposta de Estrutura de Regulação da Formação no Sector
Proposta de atualização nacional de padrões de qualidade da água e de planos de controlo de qualidade da água
Preparação de documentos de concurso para aquisição de equipamentos laboratoriais para equipar os 5 Laboratórios Provinciais construídos
Documento orientador da DNA, traçando as linhas gerais a aplicar nas Entidades Gestoras (EG) para a Monitorização e Controlo da Qualidade da Agua abastecida às populações
Criação de uma base de dados nacional dos resultados do controlo da qualidade da água
Plano Inspecção Sanitária
Modelos de gestão comunitária de abastecimento de água e saneamento em meio peri-urbano e rural
Proposta de Quadro regulador de referência s/ a gestão dos serviços de água no âmbito municipal e rural
Materiais didáticos para mobilização social
Desenvolvimento de ferramenta de cálculo de Indicadores de desempenho para as Entidades Gestoras de Abastecimento de Água
1.224 presenças em 53 ações de capacitação (incluindo formações, workshops e seminários)
Próximos Desafios
Implementação das linhas de orientação e dos planos definidos para a melhoria da Gestão dos Serviços de Abastecimento de Água a nível rural, peri-urbano e urbano