Assistência Técnica à Águas de Santiago: Formação e Reforço de Competências de Gestão Comercial e Operacional

Área Temática
Desenvolvimento Sustentável e Coop. Internacional
Localização
Cidade da Praia, Cabo Verde
Áreas de Aplicação
Serviços de água
Âmbito
Empresarial
Assistência Técnica à Águas de Santiago - Versão em inglês
Assistência técnica à Água de Santiago - Versão em Português

Entidade

Descrição

No âmbito da assistência técnica, a Águas de Santiago (AdS) adquiriu um programa de gestão de clientes, o AQUAmatrix, desenvolvido pela EPAL e comercializado pela INCentea. Não foi ainda possível operacionalizar em pleno o AQUAmatrix, face às condições da Ilha de Santiago, sendo necessário definir e implementar estratégias de gestão e controlo de perdas de água para obtenção de mais-valias económicas e maior eficiência ecológica. 

Objectivos

  • Garantir que a AdS estará devidamente preparada quer em termos organizacionais, processuais e procedimentais.

Resultados


Apresentou-se diagnóstico completo:

-ao modelo organizacional e efetuou-se uma análise SWOT ao modelo existente e a 2 cenários alternativos;
-a todos os interfaces de relação com os clientes, desde os físicos aos digitais;
-aos procedimentos da área comercial, revendo-se os mais relevantes;
-aos novos procedimentos da área comercia;
-ao modelo de interface entre a totalidade das aplicações informáticas existentes na AdS.

 

Análise dos interfaces do Aquamatrix com as restantes Áreas Funcionais da AdS.

 

Próximos Desafios

Acompanhamento da estrutura de Planeamento e Controlo de Gestão e monitorização do desempenho ambiental e da qualidade de serviço, através de:
• Avaliação funcional dos processos transversais definidos e identificação de possíveis áreas de melhoria; 
• Revisão e/ou elaboração da estrutura de indicadores de gestão, de qualidade de serviço e de processo, redesenho dos mapas de indicadores e elaboração dos relatórios de performance para os diversos destinatários finais;
• Ações de capacitação.